segunda-feira, 26 de março de 2012
Marcas externas e internas no corpo de Isabella
No desenho que representa os ossos de Isabella podemos notar que devido a prática de diversos esportes a cartilagem dos ossos se desgastam e na sua ausência fez com que, com a tração, os ossos também tivessem esse desgaste. Os principais ossos desgastados foram a tíbia, a patela, o fêmur, o úmero, a clavícula e o rádio. Esses ossos sofreram o maior desgaste, pois são as principais articulações, conexões habituais existentes entre dois ossos ou mais, que no caso são o joelho (tíbia, patela e fêmur) e ombro (clavícula e úmero) e cotovelo (úmero e rádio). Nessa mesma representação notamos que a fíbula está danificada, este dano foi quando Isabella, em uma aula de Street Dance, enquanto ensaiava caiu do palco e fraturou este osso. Apesar da garota ter tido alguns problemas com seus ossos e cartilagens (tecido que diminui impactos externos e atritos entre ossos), tem seus ligamentos, isto é, uma pele que conecta os ossos, em boas condições.
Já na representação da musculatura, nota-se que também devido a pratica de esportes, do Street Dance, e das ginasticas corporais que efetua, tem seu tibial anterior, quadríceps, retoabdominal e bíceps mais fortes que seus demais músculos, que são órgãos. Os músculos do corpo são constituídos por células denominadas fibras. Essas fibras possuem no seu interior a actina e a miosina (fibrilas) que são responsáveis pela contração e relaxamento dos músculos ( conforme a representação). Com a movimentação de determinado local alguns ossos também se movimentam, isto se dá a ação do tendão que liga o músculo ao osso, mas outras vezes para a movimentação da parte do corpo os músculos agem antagonicamente, ou seja, enquanto um músculo contrai o outro relaxa, como no exemplo da ponte ginástica praticada por Isabella, na qual enquanto o reto abdominal fica relaxado, o grande dorsal fica contraído.
Na última representação, está desenhado partes do DNA e do gene de Isabella. O DNA é o resultado da junção de fatores, sendo único e expresso por completo em todas as células de Isabella. Já o gene são características herdadas dos parentes mais próximos, geralmente dos pais e avós. No caso de Isabella ela herdou a fisionomia externa do corpo e rosto de sua mãe exceto pelo cabelo loiro e dos olhos azuis do pai. Nesta representação, Isabella está desenhada em anime, que é o estilo de desenho que ela gosta, também está vestindo roupas adequadas para dançar Street.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Personagem
Isabella é uma brasileira, tem 14 anos e é uma estudante do 9º ano. Essas características são parte de suas identidades, que foram construídas a partir de alteridades e das escolhas de Isabella, e com o tempo vão se modificando e novas identidades serão formadas. Ela, também, tem muitas características que a torna diferente das garotas de sua idade, entre elas, gostar de futebol. Essas características são alteridades, ou seja, são divergentes das qualidades e gostos das outras pessoas e grupos.
Ela é caracterizada por gostar de ferramentas de comunicação, tais como blogs, redes sociais e etc. Isto a torna uma pessoa globalizada, que se identifica com animes, Street Dance e gosta muito de comer Yakisoba e outras comidas orientais. Então, pode-se dizer, que ela é influenciada pela globalização, que é um fenômeno que interliga os países para as trocas econômicas e culturais. Sua melhor amiga é chamada Clarissa e ambas tem um colar da amizade que representa sua união. O cordão é uma representação, ou seja, um objeto que traz presente algo que não está, carregando valores e preconceitos.
Quando pequena, Isabella gostava de "Teletubbies" e atualmente gosta de assistir animes e competições de Street Dance, sendo assim a significação de "Teletubbies" mudou com o tempo, então, significação é o significado de algo que se modifica com o tempo por conta de novas experiências e influências, com base em sua forma de ver o mundo.
Assinar:
Comentários (Atom)